O ano de 2012 será um ano eminentemente político, porque ocorrerão eleições para prefeitos e vereadores em todos os municípios do país. Além disso, para quem é servidor público federal da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) também terá oportunidade de escolher o futuro reitor e diretores de centros.
Os candidatos a reitor já estão manifestando suas intenções de conduzir os destinos do maior patrimônio da Paraíba, a nossa UFPB, instituição de destaque em todo o Brasil. Evidentemente que cada candidato tem sua visão de universidade e certamente vão tentar convencer os eleitores que tem a melhor proposta e que vale apena investir no seu programa de gestão. Todavia, qualquer que seja o candidato algumas questões precisam ser respondidas e debatidas diante da comunidade acadêmica:
1. Como melhorar a qualidade do ensino de graduação da UFPB?
2. Como melhorar a qualidade do ensino da pós-graduação da UFPB?
3. Como expandir as ações de integração com a sociedade?
4. Como promover e fomentar a pesquisa universitária?
5. Como melhorar a qualidade da gestão pública universitária?
Tais questionamentos são amplos e exigem reflexão, planejamento e ações de médio e longo prazo. É necessário que o candidato a reitor tenha visão de excelência e constitua uma equipe de trabalho comprometida com a competência, trabalho, justiça e ética.
Não podemos ser omissos, temos de participar desse processo com consciência, respeito e bom senso, sem vandalismo, agressividade ou jogo desleal. É preciso exercer a democracia com ética, justiça e educação. O vencedor será o reitor de todos que constituem a UFPB. Temos que trabalhar juntos para preservar esse patrimônio com qualidade e acessível a sociedade paraibana.
Nenhum comentário:
Postar um comentário