domingo, 12 de setembro de 2010

Onde está sua motivação?


Muito se tem falado a cerca da motivação, há alguns mitos e há muitas verdades. Mas, o fato é que toda empresa gosta de contar com pessoas extremamente motivadas e comprometidas com a organização. Evidentemente, que esse desejo corporativo está vinculado a necessidade de sobrevivência e competitividade do mercado que está cada vez mais acirrada. Por essa razão, muitas organizações têm investido pesado na criação de programas motivacionais, mas que nem sempre produzem resultados satisfatório. Então, onde está o foco do problema? 
É preciso compreender a diferença entre motivação e estimulação. Não se conseguem estímulos positivos que despertem a motivação pessoal promovendo ações eventuais.  Os estímulos estão voltados para ações de efeito imediato, como por exemplo, receber um bom salário, obter benefícios. Isso não é motivação. Apesar de ser muito bom que gera satisfação. No entanto, não motiva. A motivação é algo mais profundo que está no interior da pessoa. O indivíduo é motivado quando realiza suas tarefas com prazer. Se você decidir que o seu dia será bom, que o tempo gasto no ambiente de trabalho será bom, então significa que existe motivação. O estímulo pode ou não refletir na motivação, mas o indivíduo só ficará motivado se quiser, se gostar do que faz, se tiver AMOR ao seu trabalho.
O motivado sente prazer em realizar suas tarefas. Todavia, não se pode desprezar os estímulos, pois eles são elementos que cultivam o estado motivacional, a saber: o reconhecimento ou valorização, delegação de tarefas de alta complexidade, plano de carreira, oportunidade de crescimento, remuneração, entre outras.
Portanto, a motivação é interna, é pessoal e está relacionada ao que a pessoa necessita, prioriza e valoriza. Assim, quanto mais os gestores promoverem esses fatores e o trabalhador sentir isso, tanto  mais ele será motivado. Esse é um terreno fértil que se precisa investir, especialmente, no serviço público de saúde.
Esses fatores, a qual me refiro são necessidades intrínsecas que, quando satisfeitas causam impacto intrínseco, ou seja, maior motivação, com os resultados que interessam a organização como produtividade, ambiente de trabalho com clima positivo, orgulho de pertencer a organização, maior comprometimento, lealdade, baixo absenteísmo, turnover em queda, clientes satisfeitos, entre tantos outros que ficam difíceis de enumerá-las.
Então, onde está sua motivação?

Nenhum comentário: