A literatura apresenta vários conceitos de motivação. Muitos autores também escreveram sobre o assunto. Mas, a motivação é algo que ainda incomoda a mente de pesquisadores em todo o mundo por causa da sua complexidade e incompletude. A motivação incita a curiosidade dos estudiosos e a questão que chama a atenção dos gestores e líderes é como gerenciar e impulsionar as pessoas para produzir mais e alcançar resultados continuamente de forma rentável e satisfatório? O que leva as pessoas obterem um desempenho pleno? É possível que tenhamos de investigar por mais tempo, a fim de encontrar respostas que possam desvendar esse mistério.
O fato concreto é que cada indivíduo é singular, logo têm elementos motivadores próprios que o torna único. Ou seja, cada pessoa possui seus valores motivacionais que são intrínsecos, advindo de sua experiência vivenciada no dia-a-dia. Agora vem a questão que exige resposta: como gerenciar pessoas com motivações diferenciadas no ambiente de trabalho para se obter delas o máximo desempenho, produtividade e compromisso? Isso parece ser um grande desafio para o gestor. Para vencer tal desafio uma elemento primordial que pode facilitar o gerenciamento dos colaboradores é dar-lhes liberdade para que elas possam realizar suas atividades de forma espontânea. Em outras palavras, oferecer as pessoas o privilégio delas fazerem aquilo que realmente desejam fazer, que se identifiquem e valorizem o trabalho que faz com amor, atenção, dedicação e prazer.
Portanto, o gestor precisa conhecer bem sua equipe de colaboradores, analisar suas preferências e suas competências. Certamente que ao se envolver com uma atividade que lhe proporcione satisfação, a pessoa será mais motivada, será um parceiro produtivo e realizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário