O termo interacionismo simbólico vem da palavra interagir, que significa "agir mutuamente". A expressão interacionismo simbólico teve sua origem na psicologia social, através dos trabalhos de renomados acadêmicos norte-americanos como Mead, Blumer, Dewey, Park e outros.
O interacionismo simbólico está centrado na natureza social. Isso significa dizer que as atividades das pessoas são dinâmicas e sociais e acontecem entre e dentro delas. Essa abordagem teve como expoente George Mead. Sua principal obra mind, self and society, é considerado a bíblia do interacionismo simbólico.
Essa teoria tem reaparecido nos últimos tempos através de várias pesquisa porque diz respeito ao estudo dos aspectos das experiências do comportamento humano, área de estudo de fundamental importância no mundo corporativo, por tentar compreender como as pessoas agem diante dos eventos, da realidade e de suas crenças.
Durante alguns dias tentaremos explicar um pouco a respeito dessa teoria que apresenta ligações com fenomenologia, a fim de que o leitor conheça e, quem sabe, se interessar em estudá-la.
Um comentário:
Interesso-me bastante pelo tema. Estou desenvolvendo um estudo com crianças sobre sucesso escolar em meios populares, enfocando o protagonismo dos atores sociais, e busco suporte para minhas interpretações na etnometodologia e no interacionismo simbólico, além de alguns conceitos de Pierre Bourdieu para compreensão do campo social.
Postar um comentário