O profeta Oséias viveu uma época em que o povo de Israel tinha perdido a comunhão com Deus e estava num estado de degradação moral e espiritual. Qualquer semelhança com os dias de hoje, é mera coincidência. Então, a palavra de Deus veio ao profeta: "O meu povo foi destruído por falta de conhecimento" Os 4:6. A ignorância espiritual ou a falta de conhecimento de Deus faz com que o homem seja destruído pelas suas próprias atitudes e condição de pecador que carece do perdão de Deus. Disse Jesus, que adianta o homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma, ou seja, morrer sem conhecer a Deus. É um fim terrível!
Diante dessa trágica situação, o profeta Oséias exorta ao povo de Israel: "Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor" Os 6:3. Há necessidade de conhecermos a Deus, mas como podemos conhecer a Deus? Existem diversas formas para se chegar a conhecer a Deus: primeiro, investigando na Bíblia. Ela é o registro da história de Deus e sua revelação ao homem, aliás esse é objetivo da Bíblia; segundo, observando a natureza. O apóstolo Paulo diz que: desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis, porque tendo conhecido a Deus, nem lhe renderam graças... Rm 1:20-21; e, terceiro, meditando nas Escrituras, que é a palavra de Deus, a Bíblia.
Percebe-se que nenhum homem tem a desculpa de desconhecer a Deus. O próprio Deus se faz conhecer e nos dar condições para conhecê-lo e interagir consigo. Mas, por que devemos conhecer a Deus? O que esse conhecimento pode mudar a minha vida? Devemos conhecer a Deus, porque Ele é o criador de todas as coisa, Ele é o Salvador de todo aquele que nele crê, Ele é Pai, Senhor e Santo. A vida de quem conhece a Deus jamais será a mesma. Muitos conhecem a Deus por ouvir falar, mas aqueles que o conhecem e passam a ter uma experiência pessoal com Deus têm a vida transformada pelo poder de Deus.
Por essa razão, Jesus disse que era necessário o novo nascimento, ou seja, uma transformação de vida, nos tornando novas criaturas.
Esse conhecimento transformador nos faz prosseguir em conhecer a Deus, porque não nos sentimos saciados em ter um conhecimento superficial, mas queremos conhecer mais e mais, porque o próprio Deus nos dá um coração novo para que busquemos a conhecê-lo melhor. Deus anunciou ao profeta Jeremias: dar-lhe-ei coração para que me conheçam que Eu sou o Senhor...Jr 24:7. É o poder de Deus agindo em nossas vidas, revelando Deus em cada passo da nossa existência gerando paz, despertando em nós o desejo de uma vida de santidade e descobrindo o amor de Deus, seu cuidado, proteção, provisão, fidelidade e justiça.