segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Confiança em Deus

"Uns confiam em carros e outros em cavalos, mas nós confiamos no nome do Senhor, o nosso Deus" Sl 20:7

Em quem temos colocado nossa confiança? O salmista retrata a realidade do seu contexto, da sua época. Nos dias de hoje, se ele tivesse de escrever esse versículo, ele poderia dizer "uns confiam no dinheiro(riquezas) e outros nos homens(políticos)"...
A confiança em Deus é um ato de fé. Quem confia em Deus tem praticado a fé em qualquer circunstância em que esteja enfrentando. Confiar em Deus implica em entregar todas as nossas ansiedades, preocupações ou inquietações no Senhor e descansar Nele e esperar com paciência no Senhor, porque tem a plena convicção que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus. Aliás, quem ama confia!
Mas, porque devemos confiar em Deus? Há algumas razões que podemos apontar dos motivos da nossa confiança em Deus:
1. Porque Deus é fiel - a fidelidade de Deus para com nossas vidas é grande, simplesmente, por causa do seu amor e bondade para conosco. Deus é Deus e não há quem possa impedir o seu agir em nosso favor quando isso estiver nos seus propósitos, porque Deus sempre quer o nosso bem, Ele tem prazer em nossa felicidade.
2. Porque Deus é nosso refúgio e proteção - ninguém que espera e confia no Senhor fica decepcionado, por isso que a nossa esperança deve estar voltada para Deus o tempo todo. Justo e bom é o Senhor.
3. Porque Deus é soberano - tudo está debaixo da vontade de Deus, a nossa vida pertence a Deus, portanto, qualquer coisa que aconteça estarei certo que o Senhor está no controle e tudo acontecerá, conforme a sua soberana vontade. É importante salientar que a vontade de Deus para nossa vida é boa e agradável, nós é que não entendemos e procuramos questionar Deus: Senhor porque isso? Senhor porque aquilo? Mas, estejamos certos que não há perigo algum de Deus se esquecer de nós. Ele não cochila, nem dorme, está sempre alerta para nos socorrer.
4. Porque Deus cuida de mim - Deus sempre está ao nosso lado, Ele nunca nos desamparará. Ele está ao nosso lado participando da nossa vida, inclusive quando estamos em dificuldades somos guardados pelo cuidadoso Pai. Não há Deus como nosso Deus que trabalha e cuida aqueles que Nele esperam.
Poderíamos enumerar várias outras razões do porque confiar em Deus, mas o que importa é caminhar, neste mundo de incertezas, de tantas dificuldades, dúvidas, temores, traições e violências que podem atentar contra a nossa fé, tendo a certeza que Deus está no controle da nossa vida e que Ele sabe a direção que devemos seguir. Para isso é preciso entregar tudo nas mãos de Deus e confiar totalmente Nele. Se Deus é por nós, quem será contra nós? Andar na presença de Deus é caminhar seguro, sereno e tranquilo, porque Nele posso confiar.

domingo, 11 de setembro de 2011

Os 5Cs da Qualidade

A "Q" da qualidade tem sido muito discutido nos últimos tempos nas organizações. No entanto, dentre as diversas formas de tratar o assunto gostaríamos de refletir sobre a qualidade individual e sua influência na qualidade do trabalho.
Para se fazer qualidade é preciso começar consigo mesmo. Será que eu sou uma pessoa que exprime valores de qualidade para exercê-la na minha prática profissional?
Para responder a esse questionamento temos que pensar em atributos mínimos que o indivíduo deve possuir para exercer seu papel diante da qualidade naquilo que faz. Assim, destacamos que alguns compromissos de qualidade que podem muito nos seus efeitos e que incomoda os interesses de quem está no poder, além de provocar o ciúme de quem não possui em seu caráter esse compromisso. são eles:
1. Compromisso com o trabalho que faz - esse compromisso se refere ao comprometimento com o trabalho dentro da organização e envolve o senso de responsabilidade e dedicação com todos clientes internos e externos. Com esse compromisso a pessoa se sente tão envolvido que deseja sempre o melhor da equipe e cobra resultados para alcançar objetivos e metas.
2. Compromisso com a ética - esse compromisso tem sido jogado no lixo em muitos setores da sociedade, aliás parece que ser ético nos dias de hoje é algo anormal, é ingenuidade, é não ser esperto. Mas, quem é ético no seu caráter age com ética, tem visão crítica e não aceita a corrupção, nem compartilha ou faz vista grossa quando toma conhecimento de fatos ilícitos.
3. Compromisso com a justiça - esse compromisso permitir agir com justiça diante das situações vivenciadas na organização. O princípio de justiça é bíblico, disse Jesus: bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque serão satisfeitos (Mt 5:6). Nesse princípio, de maneira simples, todos são tratados de igual modo.
4. Compromisso com a competência - esse compromisso diz respeito a competência naquilo que faz, ou seja, o conhecimento, a atitude e a habilidade para executar suas atividades em busca da excelência no contexto de suas funções e na organização.
5. Compromisso com a verdade - a palavra verdade pode ter vários significados ao tal ponto de se questionar, o que é a verdade? Mas, o compromisso com a verdade implica em falar sempre os fatos como eles realmente aconteceram, ou seja, é aquilo que é real dentro de um sistema de valores. A verdade é antítese da mentira. Quem possui em sua personalidade esse compromisso é sincero, transparente, autêntico e repudia a mentira.
Tais compromissos devem fazer parte da vocação de quem tem o chamado para a liderança ou gestão nas organizações e em todos os seguimentos da sociedade. Precisamos de líderes com esse perfil de qualidade em seu caráter, seja na política, seja nas organizações, seja até mesmo nas entidades religiosas espalhadas pelo mundo. Compromisso com o trabalho, com a ética, com a justiça, com a competência e com a verdade são essenciais para construção de um mundo melhor.