segunda-feira, 27 de junho de 2011

O fim é hoje

" O fim de todas as coisas está próximo." 1Pe 4:7
A mais de dois mil anos, lemos na Bíblia que é chegado os últimos dias da humanidade decaída. Que Jesus em breve voltará! O novo testamento anuncia essas coisas do livro de Mateus ao Apocalipse. Certamente que a cada dia que vivemos é um dia a menos no cronograma de Deus, quando Ele na sua soberana vontade determinou para a volta do seu Filho Jesus a terra em grande glória e poder para julgar o mundo. 
Mas, enquanto esse dia não chega, como devemos viver aqui neste mundo tão conturbado e difícil? O apóstolo Pedro nos revela qual deve ser a atitude do cristão: viver de forma criteriosa, sóbria, em oração, em amor, sem murmurações e exercendo o dom que recebeu de Deus. Observe que são atitudes que demonstram nossa relação com Deus, verticalmente e com o próximo, horizontalmente. As três primeiras estão relacionadas a nossa atitude em relação a Deus e as três últimas nossa relação com o próximo.
a) Seja criterioso - é preciso agir com senso de justiça, o criterioso é uma pessoa ajuizada que avalia as coisas com base em conhecimentos experimentado em sua vida e, principalmente, age na dependência do Espírito Santo de Deus que lhe dá discernimento para julgar o certo e o errado ou o engano.
b) Seja sóbrio - o indivíduo sóbrio é uma pessoa moderada, discreta, simples, age sob controle das suas emoções e raciocina. É o contrário do indivíduo embriagado que não tem controle de si mesmo.
c) Oração - tenha prazer em conversar com Deus, através da oração e meditação da palavra de Deus,.
d) Amor - é uma afeição viva por alguém ou alguma coisa. Esse amor é o elo de ligação entre o homem e Deus, ou seja, sentimos amor a Deus e ao mesmo tempo amor ao próximo. O amor é a marca do verdadeiro cristão.
e) Murmuração - o viver murmurando significa viver reclamando de tudo, de forma ofensiva, detração ou maledicência. O cristão não deve murmurar, porque a murmuração é reflexo da falta de fé e sem fé é impossível agradar a Deus. Se Jesus suportou tanto sofrimento por nós e não abriu a boca para murmurar, porque nós, nessa leve e momentânea dificuldade devemos murmurar? Isso não é atitude de cristão.
f) Exerça o dom - cada um de nós temos dons ou habilidade ou vocação que Deus nos concede para servi-lo e servir ao próximo, portanto devemos exercer o dom com desvelo, administrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.
Façamos isso, enquanto esperamos o dia da vinda de Jesus, mas se Ele não chegar neste presente século, viva assim mesmo seguindo o referencial de nossa vida, JESUS, o nosso Senhor.  

domingo, 26 de junho de 2011

Deixe a ansiedade de lado

"...não vos inquieteis com o dia de amanhã..." Mt 6:34
A ansiedade tem sido o mal do século. As pessoas andam muito ansiosas quanto a vida que levam e as vezes essa ansiedade se transforma num transtorno que prejudica o desempenho e até mesmo a saúde. 
No sermão do monte, Jesus nos ensina a termos controle sobre a ansiedade, a não vivermos preocupados demasiadamente com as coisas deste mundo e faz uma das mais belas analogias com a natureza para mostrar que Deus tem cuidado de nós, homens de pequena fé. 
Então, porque vivermos nos queixando por um problema que estejamos enfrentando, murmurando a todo momento enquanto espera a solução. Não adianta vivermos nos lamentando diante de Deus ou reclamando por uma bênção que está demorando muito para chegar. Tudo isso leva a ansiedade e demonstra o tamanho da nossa fé.
Precisamos ter a consciência de que Deus está no controle de todas as coisas, inclusive da nossa vida. Os seus sonhos estão diante Dele e, segundo a Sua vontade, Deus tornará em realidade. Mas, não podemos deixar que ansiedade estrague os planos de Deus para nossa vida, antecipando as coisas, frustrando as expectativas e perdendo a bênção de Deus, por não esperar com confiança Nele. Deus se importa contigo. Espera, pois no Senhor com paciência. Deixe morrer dentro de você a ansiedade. Não se desespere!
O melhor que temos de fazer é viver a cada dia na fé e na esperança do Senhor, um dia atrás do outro. Creia que a tristeza terá fim amanhã, pois o amanhã será diferente. Se estiver alegre, creia que amanhã você experimentará uma alegria ainda maior. Se seu sonho fracassou hoje, creia que a vitória te espera no dia seguinte.  Se hoje te chamarem de derrotado, glorifique a Deus e seja fiel, porque no final lhe dirão que você é mais do que vencedor. Confie nas promessas de  Deus e não viva mais na ansiedade. Descanse no Senhor e Ele fará maravilhas em tua vida. Deus quer transformar o nosso dia de amanhã em um dia bênção. Apenas creia, coloque sua vida no altar do Senhor e descanse tranquilo. Amanhã será um  novo dia. Alegre-se no Senhor!

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Atitude

Atitude vem do latim "aptitudinem" e significa uma maneira organizada e coerente de pensar, sentir e reagir em relação a grupos, questões ou mais especificamente, acontecimentos ocorridos em nosso meio circundante.
Toda ação que realizamos depende de uma atitude nossa, seja ativa, passiva ou de indiferença. Muitas pessoas estão mergulhadas em problemas das mais diversas naturezas e carecem de cuidado especial. São pessoas que andam angustiadas, aflitas, sobrecarregas e desiludidas, mas que não são capazes de tomar uma atitude em direção a Deus. E o que temos feito para levar uma palavra de consolo e de esperança?
Jesus nos ensina que devemos amar ao nosso próximo, assim como amamos a nós mesmos. Será que nós "cristãos" temos verdadeiramente vivido esse mandamento? O mundo está repleto de pessoas que andam perambulando pelas ruas, sem abrigo, sem alimento, sem roupas quentes, sem esperança, sem vida. Famintas do alimento para o corpo e do alimento para sua alma. O Senhor Jesus nos mandou ir e pregar o evangelho a todas as pessoas. Não foi a algumas pessoas, mas TODAS em qualquer situação ou contexto social. Pregar o evangelho na igreja é importante,  mas os pecadores estão fora das igrejas. Jesus disse que veio para os enfermos, não para os sãos.
Essa atitude de viver uma vida cristã de apenas ir à igreja aos domingos, participar de um louvor, da escola bíblica, ofertar é suficiente, trata-se de um grande engano. É preciso pensar nos que estão fora da igreja, dos perdidos que não tem a salvação e que estão cansados e oprimidos. O Senhor Jesus nos chamou para termos uma atitude diante das pessoas e sermos uma bênção.
Ser cristão no meu quadrado de acomodação é agradável para nós, mas efetivamente não agrada a Deus que nos chamou para sermos seus discípulos e cumprir o "ide e pregai o Evangelho". E o pregar não é apenas ministrar a palavra, mas é ter atitude missionária.  Qual tem sido sua atitude?