terça-feira, 31 de agosto de 2010

Gestão do conhecimento


Neste mês de agosto concluímos o projeto PIBIC/CNPq, com a participação de uma estudante do curso de Enfermagem, na qual desenvolvemos o projeto intitulado: "Gestão do conhecimento: uma perspectiva de enfermeiros em unidade hospitalar".
Segue o resumo do relatório de pesquisa:
O presente estudo tem o objetivo de identificar o conhecimento e as habilidades necessárias para o enfermeiro exercer suas funções e analisar o conteúdo identificado e relacioná-lo com a vivência prática. Trata-se de um estudo exploratório e descritivo envolvendo dois hospitais públicos do município de João Pessoa, Paraíba, Brasil. A amostra foi composta por 105 enfermeiros, sendo 75 do hospital 1 e 30 do hospital 2. Os dados foram coletados através de um questionário constituído de três etapas: dados relacionados ao conhecimento considerado importante, as habilidades e o déficit de conhecimento. Análise foi realizada com base na ferramenta estatística e o uso de software. Concluiu-se que os enfermeiros consideram como conhecimento mais importante para desenvolver a prática profissional a: humanização, administração da qualidade, exame físico, sistematização da assistência de enfermagem, ética em saúde, educação continuada e relações humanas. As habilidades percebidas como mais importante para o exercício de suas funções foram: habilidades para tomar decisão, para lidar com pessoas, técnica, habilidade de trabalhar em equipe. Os enfermeiros possuem pouco conhecimento em relação aos temas que eles consideram mais importantes para o desenvolvimento de suas funções profissionais no ambiente de trabalho. Semelhantemente aconteceu com o conhecimento considerado menos importante para o desenvolvimento da prática de enfermagem: administração de conflitos, auditoria em enfermagem, custos e produtividade, teorias de enfermagem entre outros. Logo, o conhecimento que eles possuem foi por eles considerado como sendo pouco importantes para o desenvolvimento da prática profissional. 

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Charlie Brown

Na minha infância havia um desenho animado na televisão que gostava muito de assistir - o Snoop. O personagem que me chamava a atenção era um menino chamado Charlie Brown. 
Num dos episódios, alguém indagou: " sim, senhor, Charlie Brown. Abraão Lincoln foi um grande homem...Charlie Brown, você gostaria de ter sido Abraão Lincoln?" Ele pensou por um instante e respondeu: "Bem, eu não sei...Eu já me esforço para ser o velho Charlie Brown!"
Essa estória me faz pensar quanto tempo algumas pessoas perdem tentando ser o que não é. Procuram imitar o seu ídolo da televisão ou futebol. Sonham em ser isso ou aquilo, se expiram em personalidades que não tem nada a ver com o seu cotidiano. Não desfrutam da felicidade, porque estão firmadas em cima de um realidade falsa, nem tampouco vivem a real felicidade que Deus preparou. 
Na verdade, as pessoas parecem que nunca estão satisfeitas consigo mesma. Se temos uma vida tranquila, invejamos as pessoas que, imaginamos, têm uma vida melhor do que a nossa.  Se temos uma família abençoada, chegamos a perder o sono imaginando como seria bom se a nossa família fosse outra. 
É a complexidade da mente humana que parece nunca se conformar com aquilo que Deus tão graciosamente nos oferta. E, por causa disso, se vive uma vida insípida e vazia.
Somos filhos de Deus e devemos aprender com o apóstolo Paulo que disse: aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Se temos Cristo no coração, haverá vida melhor do que esta? Poderíamos ter algo mais valioso em nosso coração? Somos mais que vencedores. Nossos nomes estão escritos no Livro da Vida, assim diz sagradas escrituras. Há dádiva maior a desejar? Deus pela sua imensa Graça e Misericórdia nos preparou um lugar especial. Portanto, não estejamos anciosos por coisa alguma, murmurando, invejando, desejando coisas que não é compatível com a nossa personificação em Cristo Jesus.  
Se temos tudo de que necessitamos para uma vida de felicidade, deixemos de lado tudo aquilo que não agrada a Deus, uma vida de insatisfações e murmurações. Está na hora de começarmos a viver a vida abundante que Cristo prometeu, andando em obediência, louvor e com o coração cheio de gratidão a Deus por tudo o que somos e por tudo o que Ele nos dá. Está na hora de reconhecermos que somos o que somos, criados por Deus que nos regenerou para uma vida nova, a fim de sermos filhos Seus.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Perseverança


A perseverança é a capacidade de ir em frente suportando pacientemente o que for preciso, mas firmado na fé em Jesus Cristo. A perseverança acompanha a confiança em Deus. Em outras palavras, perseverar significa permanecer firme. Em Rm 5:3-4, o apóstolo Paulo diz que devemos nos gloriar nas tribulações, porque a tribulação produz perseverança, a perseverança produz experiência, e a experiência, esperança. 
Esse texto mostra que por detrás da perseverança há tribulações, pois elas dão início a uma sequência que renova em nós a esperança em Deus. Na verdade, o que devemos entender é que quando estamos em comunhão com Deus e as tribulações vêm sobre nossa vida, o Espírito Santo produz em nós perseverança, ou seja, somos capacitados a permanecer firmes  no Senhor em toda e qualquer circunstâncias, obviamente, se assim determinarmos em nosso coração.
Quando perseveramos na fé em meio as dificuldades ou situações difíceis(morte, desemprego ou perdas) é produzida a experiência e veremos o poder de Deus operando a nosso favor, nos dando consolo, paz, edificação, provisão e renova a nossa esperança na vitória. 
Tudo nessa vida é passageiro até mesmo a tribulação. Essa situação difícil que você está experimentando, tenha certeza que vai passar. Não temas, Deus é fiel e reservou vitória para você. Resista e persevere na fé no meio da tribulação e a esperança se renova, não desista, siga adiante no caminho.
A perseverança é uma característica dos crentes genuínos que revelam sua fé, através da confiança. Nas tribulações percebemos a necessidade de um renovado suprimento da graça e do poder de Deus. A tribulação nos leva a buscar a Deus, através da oração e esperar sempre Nele. Mas, para vivermos uma vida de perseverança é preciso aprofundar o amor que é o firme fundamento da nossa fé. 

domingo, 22 de agosto de 2010

Sede gratos


"Sejam agradecidos" Cl 3:15
Certa vez, o presidente dos Hotéis Marriott, Bill Marrriott disse: "As duas palavras mais importantes nas relações humanas são muito obrigado".
A gratidão é uma força poderosa que deve fazer parte do nosso arsenal de motivação. O apóstolo Paulo foi enfático quando escreveu a carta aos colossenses. Na verdade não somos capazes de conquistar sem ajuda de alguém. Por isso devemos sempre ser gratos a Deus e as pessoas a nossa volta, mesmos aquelas que tentam nos prejudicar, porque nos sentimos mais fortes para superar os obstáculos que nos são impostos.
Mas, como demonstrar da melhor forma possível a nossa gratidão? Algumas coisas simples podem fazer a diferença:
1. Faça como Bill Marriott, diga sempre - muito obrigado - ponha em prática no seu dia-a-dia o hábito de verbalizar o reconhecimento por alguma coisa que você recebeu de alguém no momento apropriado. Seja agradecido.
2. Reconheça o que os outros fazem por você, seja sua esposa, seus filhos, seus pais, seus amigos, enfim qualquer pessoa do seu ciclo de relacionamentos. Imagine sua vida sem a presença deles. Que tédio! Por isso, demonstre seu reconhecimento com algo inesperado, pode ser um presente, flores ou uma surpresa, mesmo que não seja uma ocasião especial.
3. Alegre-se com o sucesso das pessoas - demonstre satisfação ao ver o êxito alcançado por alguém, isso gera uma imagem positiva sobre você.
Faça da gratidão uma das suas estratégias para obter o sucesso. Tenha interesse em tratar bem as pessoas mais do que impressioná-las. Expresse gratidão a Deus, a seus familiares, aos seus amigos  e colaboradores, porque de alguma forma lhe tem ajudado a crescer e a ser feliz e produtivo.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Seja sal, não seja insosso!

"Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?" (Lucas 5:34). Os sais são essenciais a vida, toda matéria apresenta sais em sua composição, mesmo os alimentos que adicionamos o sal (cloreto de sódio) apresenta um pouco dessa substância.

Durante um longo tempo o sal foi considerado muito precioso para a preservação dos alimentos e foi chamado de ouro branco. Os Gregos e Romanos, utilizavam o  sal como moeda para suas compras e vendas e com este condimento os romanos eram pagos, por isso surgiu a palavra salário que deriva de sal. Foi também considerado um artigo de luxo e só os mais ricos tinham acesso a ele.
Diante da importância desse mineral, Jesus fez essa afirmação "bom é o sal". Na perspectiva do Reino de Deus, o sal representa todos os cristãos que andam em obediência a palavra de Deus, testemunham a fé e vivem a ética cristã com integridade absoluta. O cristão que é "sal", ele sente prazer em participar da obra do Senhor, de louvar e ouvir a palavra de Deus. Ele se envolve nos diversos ministérios que é a obra do Senhor e procura crescer espiritualmente, a fim de sentir o mover do Espírito Santo de Deus e se alegrar com as Suas bênçãos.
Quando de fato somos "o sal da terra" nosso trabalho, nosso envolvimento, nossa dedicação, nosso amor à obra de Deus contamina as pessoas em nossa volta. Você tem sentido que está faltando o sal espiritual para sua vida melhorar? Tenha certeza de que nada poderá alegrar sua vida, se não for temperada com o sal celestial.
Deus nos chamou para sermos "sal", seja essa pitada de sal espiritual que tornará sua vida cristã plena de gozo e alegria. Encontraremos sabor nas coisas de Deus quando formos sabor para o mundo que está ao nosso redor clamando por sal para não se deteriorar nos valores morais, sociais e espirituais. Seja sal, não seja insosso!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A chave para o sucesso


O sucesso é algo desejável por todas as pessoas. Mas, como alcançar a chave do sucesso? Muitos ultrapassam o limite da ética e da decência na busca do sucesso, outros sacrificam a si mesmo e seus familiares e amigos na tentativa de conquistar o status de ser bem sucedido na vida. Todavia, nenhum sucesso vale o preço que distancia o homem do amor da sua família e amigos.
O sucesso verdadeiro e sustentável consiste numa vida equilibrada, portanto algumas dicas podem ajudar a encontrar a chave do sucesso:
1. Defina suas prioridades: estabelecer prioridades no alcance de seus objetivos é o passo inicial para atingir o sucesso. Essas prioridades devem ser relacionadas com prazo de validade, curto, médio e longo. Reavalie periodicamente suas prioridades, porque a vida é dinâmica e tudo muda de forma muito rápida e as vezes é imprevisível. Mas, lembre-se tenha seu foco no trabalho, sem esquecer as pessoas que você ama.
2. Resolva um problema de cada vez: não adianta querer resolver tudo ao mesmo tempo. Seja organizado e planeje cada coisa no seu devido tempo. Aprenda a reagir aos problemas à medida que eles forem acontecendo, isso facilitará seu trabalho e lhe dará mais resolutividade.
3. Administre o tempo: tudo tem seu tempo, há tempo de trabalho, há tempo de descanso também. A cada dia, tenha momentos de tranquilidade para descansar e relaxar um pouco, a fim de reduzir a tensão e clarear as idéias. 
4. Lembre-se do seu criador: traga Deus para o seu dia-a-dia. Sempre há tempo para a meditação e a oração. Se você buscar em Deus a direção necessária para suas decisões receberá a paz de Deus e capacidade para lidar com os desafios e alcançar o sucesso.
Portanto, não permita que a ansiedade ou ambição venha estragar sua paz e você perca de vista o que é verdadeiramente importante, o sucesso com equilíbrio.