quarta-feira, 16 de julho de 2014

O lugar certo

"Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou ao Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto.." Lc 4:1

Jesus Cristo, após ser batizado, relata o evangelho de Lucas, foi conduzido pelo Espírito ao deserto. Nesse lugar permaneceu durante quarenta dias. Mas, porque Jesus foi para o deserto? Era este o lugar certo determinado por Deus? O deserto é lugar de lutas, escassez, tentações, lugar de provações. As vezes somos levados a experimentar o deserto em nossa vida e não entendemos o porquê de estarmos passando por essa situação. Alguém pode até pensar que estamos em pecado e, portanto, é castigo de Deus. Mas, Jesus é Santo e assim mesmo passou pela prova do deserto. Pode-se afirmar que Jesus estava no lugar certo de Deus para aquele momento. Então, para que Deus queria Jesus naquele lugar? Para que Jesus mostrasse ao mundo quem Ele era e extrair lições preciosas para nos fortalecer na fé.
É importante ressaltar que Jesus estava como homem, pois sentiu fome após longos dias sem comer. A partir daí, Ele sofreu todo tipo de tentação, porém, sem pecado. A revelação da identidade de Jesus veio a tona, quando o inimigo tentou por em dúvida sua filiação: "...Se tu és o Filho de Deus..."
Jesus nos ensina muitas lições nessa passagem, mas algo é marcante para nós, Jesus ensina que é necessário conhecer e saber manejar bem a Palavra de Deus e nela crer. Ele mostrou que é possível passar pela provação do deserto, permanecer por algum tempo e sair dele vencendo as lutas e as tentações dominando a palavra e confiando no poder de Deus, através do Espírito Santo que habita em nós. Isso é maravilhoso!
Depois da dura experiência vivida por Jesus, Ele foi conhecido e louvado, certamente seremos vitoriosos quando suportarmos as provações do deserto como um aprendizado para nosso crescimento e benefício para o reino de Deus.